Ouça a M80, faça o download da App.
PARTILHAR

Agora Ia: Poemas e festa verde!

A tradição de São Patrício chega a Lisboa com as gaitas de foles, numa semana em que se lê poesia em Campo de Ourique.

Agora Ia: Poemas e festa verde!
Ana Bernardino

Começo pela Feira do Livro de Poesia que está de regresso ao Jardim da Parada, em Campo de Ourique, a partir de 19 de março (Dia do Pai) e 24 de março. Por lá vai encontrar cerca de duas dezenas de editores e livreiros. O evento também vai ter lugar na Casa Fernando Pessoa e na Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa com apresentações de livros, oficinas, leituras e conversas com entrada livre. No dia 21 de março, assinala-se o Dia Mundial da Poesia, por isso, a entrada na Casa Fernando Pessoa será grátis durante todo o horário de abertura.  

Da Feira do Livro de Poesia para uma festa verde, reserve o domingo para desfilar na Avenida Liberdade, em Lisboa, para assinalar St. Patrick’s Day, uma tradição irlandesa. A partir das 16 horas, a Avenida da Liberdade ficará “pintada” de verde, com mais de 200 músicos, de 10 bandas de gaitas, a tocarem algumas das melodias irlandesas mais conhecidas. O desfile de St. Patrick’s Day termina numa grande festa aberta a todos na Praça do Comércio.  

Agora uma sugestão para um passeio no Funicular da Graça, em Lisboa. Este funicular, recém-inaugurado, liga a Rua dos Lagares e o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen (ou seja, liga a Graça e a Mouraria). Neste primeiro mês a utilização é gratuita. 

Vamos agora até ao Teatro do Bairro, em Lisboa, porque  a luta dos mais fracos chega aos palcos com uma peça misteriosa. Chama-se “Feminismo. Citação” Mas não é sobre mulheres fortes ou fracas. E até pode não ser sobre mulheres. É uma peça que vai estar em cena até domingo, às 21h30, no Teatro do Bairro, em Lisboa  

Ainda pelo teatro, quatro mulheres desabafam e ironizam sobre as alegrias e dificuldades da maternidade no espetáculo “Mães”. É o primeiro musical encenado por Ricardo Neves-Neves que está em cena no Teatro Villaret, em Lisboa. E que tem o carimbo de qualidade da M80. 

A Ericeira dedica dois fins de semana ao ouriço do mar. Este é o primeiro. Vinte e sete restaurantes confeccionam pratos únicos como ouriços grelhados, açorda de ouriço com gambas ou leite creme de ouriço. Esta iniciativa traz provas gastronómicas, sessões de showcooking e uma oficina de ciência.